The Elvis Experience: inaugurada nesta quarta em São Paulo

A esta altura, 35 anos após a morte de Elvis Presley – repletos de teorias conspiratórias sobre a veracidade do falecimento do Rei do Rock – é um clichê absoluto afirmar que “Elvis não morreu”.

Clichê, lugar comum… certamente. Mas uma breve passagem por The Elvis Experience, exposição aberta ao público a partir desta quarta-feira (5) em São Paulo, é capaz de convencer até o mais cético dos fãs que Elvis não apenas está vivo, como se mudou para a capital paulista por uma breve temporada, de apenas dois meses.

O acervo de Graceland, a mansão do ícone transformada em museu após sua morte, foi transferido praticamente na íntegra para um impressionante pavilhão montado no estacionamento do Shopping Eldorado, na zona sul de São Paulo.

São mais de 600 objetos pessoais, documentos, fotos e itens raros relacionados a Elvis, como o conversível vermelho do filme Feitiço Havaiano, o telefone dourado que Elvis usava em seu criado-mudo, os rebuscados figurinos do Rei, e até um toca-discos com um LP não-identificado do quarteto vocal J. D. Sumner & the Stamps Quartet, um dos preferidos de Elvis, mantido na mesma posição desde o dia de sua morte.

“Um dos nossos slogans preferidos é ‘Elvis está vivo’, porque é uma frase que fica justamente por ser verdadeira”, disse Jack Soben, diretor da Elvis Presley Enterprises, empresa que administra Graceland, ao Virgula Música. “Ele é parte da cultura popular, e é nossa obrigação fazer com que Elvis continue a encantar novas gerações de fãs pelo mundo todo”.

Com 20 mil ingressos já vendidos antes mesmo da estreia, The Elvis Experience promete manter vivo não apenas a lenda de Elvis, mas toda a obsessão dos fãs do cantor, com certeza alguns dos mais obcecados do planeta.

“Há jovens e adolescentes que acabaram de conhecer Elvis, e são tão ávidos por ele quanto as garotas que se descabelavam por ele nos anos 50”, conta Soben. “É algo incrível de se ver. Há fãs brasileiros que vão todos os anos, centenas deles. Agora espero que milhões de brasileiros venham nos visitar (risos)”.

Para o produtor Rafael Reisman, responsável pela vinda da exposição, a sensação é de ter trazido Presley ao Brasil em carne e osso.

“É interessante [ir à exposição] com calma, olhar tudo, porque a energia do Elvis está aqui, está presente. Elvis está vivo e aqui, em São Paulo”, brinca.
Orgulhoso do evento, Reisman nutre um sentimento especial por um dos itens mais peculiares da exposição: um televisor com um buraco de tiro, dado pelo Rei em pessoa em um momento de fúria.

“Briguei muito por aquela TV com o tiro. Foi uma briga forte. Eles diziam que não queriam trazer, e eu disse que iam, sim, se não eu não faria a exposição (risos)”, revela.

Priscilla Presley, a viúva de Elvis, veio ao Brasil para a inauguração de The Elvis Experience e, com voz suave, se mostrou emocionada com a adoração crescente dos fãs do marido morto.

“Elvis nunca tocou na América do Sul, mas isso iria acontecer em algum momento. Havia mais de 400 brasileiros na homenagem aos 35 anos da morte de Elvis em Graceland”, destacou. “Eu eLisa [Marie-Presley, filha do casal] estamos muito felizes em poder emprestar alguns desses itens para serem expostos em um país onde Elvis é ainda tão querido”.

Para completar o ciclo de homenagens no Brasil, em outubro chega a turnê Elvis Presley in Concert. São cinco shows em três diferentes capitais – Brasília, São Paulo e Rio de Janeiro – de ex-músicos de Elvis, acompanhados por um telão com imagens gravadas do Rei do Rock. Se depender do legado que deixou, morto ou não, Elvis se tornou inesquecível.

Serviço:

The Elvis Experience
Período: de 05/09/2012 (quarta-feira) a 05/11/2012 (segunda-feira)
Local: Shopping Eldorado (estacionamento descoberto)
Endereço: Av. Rebouças, 3.970 – Pinheiros – São Paulo/SP
Horário: Todos os dias, das 10h às 22h
Classificação Etária: Livre
Ingressos: de R$ 20 a R$ 200 – http://www.ingressorapido.com.br/BuscaPrincipal.aspx?pesq=elvis
Informações: (11) 4003-1212

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: