Membro do grupo Pussy Riot compara julgamento com terror stalinista

Uma artista do grupo Pussy Riot denunciou nesta quarta-feira (8) um “processo tipo stalinista” em sua última declaração no tribunal de Moscou que julga as três integrantes desta banda punk russa por terem entoado uma “oração” contra o presidente Vladimir Putin em uma catedral.

O julgamento se parece “com o das troikas da época de Stalin”, declarou Nadejda Tolokonikova em referência aos grupos de três pessoas que na época do terror stalinista, a partir dos anos 30, condenaram de maneira sumária e arbitrária milhares de soviéticos acusados de crimes políticos a anos de campos de reclusão ou à pena de morte.

Segundo a jovem cantora, “houve uma ordem política” para castigar as Pussy Riot, por terem cantado em fevereiro na catedral de Cristo Salvador uma “oração punk” que pedia à Santa Virgem que as “livrassem de Putin”.

As Pussy Riot são as discípulas e as descendentes dos dissidentes “perseguidos por Stalin” e o julgamento atual é, na realidade, “o julgamento de todo o sistema político russo”, sustentou a artista.

A promotoria pediu na terça-feira três anos de prisão para as três integrantes do grupo musical: Nadejda Tolokonikova, de 22 anos, Yekaterina Samutsevich, de 29, e Maria Alyokhina, de 24, acusadas de “vandalismo” e incitação ao ódio religioso.

O veredicto será anunciado no dia 17 de agosto.

As Pussy Riot estão recebendo um número crescente de apoios internacionais.

Na noite de terça-feira, a cantora americana Madonna disse durante um show em Moscou que rezava pela liberdade das três cantoras.

E a artista de vanguarda Yoko Ono, viúva do falecido ex-Beatle John Lennon, pediu em sua conta no Twitter para Putin libertá-las.

Do lado político, 120 deputados federais alemães expressaram “preocupação” com o caso, em uma carta enviada ao embaixador russo em Berlim.

E segundo o jornal russo Kommersant, o ministro tcheco das Relações Exteriores, Karel Schwarzenberg, expressou seu apoio às jovens.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: